A razão é virtude em extinção, neste espaço se tenta preservar essa conquista desprezada, lembrar que a vida não está resumida à frágil visão humana.
PENSE
Seja ambicioso nos seus desejos, busque sempre o que é infinito, eterno, completo e intransferível.
O maior bem que se pode conquistar é a perfeição, seja sábio e não se contente com menos.
A matéria é apenas a mina onde garimpamos nosso conhecimento, cada pedra do nosso caminho é o tesouro que buscamos ainda bruto e aguardando lapidação.
Tenha sempre em mente essa idéia e nada haverá de lhe faltar.
Venha ser alguém que acrescenta algo à existência sem exigir mais do que ela lhe dá.
SALVE O MUNDO, COMECE POR ALGUÉM!
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
LIVRO I - UM ENFOQUE RACIONAL - PARTE V-B
“Capítulo (VI) - O princípio vital :” questões de (60 a 75).
Cabe a este capítulo [1], uma reflexão prévia , concernente à sistemática e contínua contestação que se desenvolve até o início deste.
Nega-se estar integralmente de acordo com o que se expõe a seguir , contudo , quer nos parecer que o teor das informações , definitivamente partem de uma inteligência de muita ponderação e a participação "mediúnica" (afirmação daquele autor ), é aparentemente eficiente , não se lê nesse trecho , respostas descabidas ou absurdas que chegam mesmo a contrariar as leis naturais , existem sim .., aspectos indeterminados , do ponto de vista puramente materialista, ou seja, não é possível se contradizer uma informação específica do Universo espiritual , pois faltam argumentos fundamentais que , ou por desconhecimento ou deslembrança (a nível da reencarnação), escapam-nos. Como seria viável dispor contra-argumentos a determinados aspectos espirituais se a simples visualização destes é impossível ? Que se dirá dos mais entraves naturais à nossa condição de "encarnados "? Como proceder uma análise , uma verificação , mesmo superficial de coisas que os sentidos ou mesmo aparelhos sequer resvalam? Por isso é mais fácil descrer !
É claro que o senso lógico admite a espiritualidade , mas .., daí a discutir algo que é apenas dedução por um lado e aceitação por outro ..! É um longo caminho ! Aceitar as informações espirituais é até menos do que teorizar sobre esta área do conhecimento . Tenha-se como verídicas tais informações , tanto quanto a razão possa admitir e veremos que as evidências nos dão mostras da espiritualidade , não porém , do modus-operandi deste Universo . É muito simples notar a fragilidade das tentativas de mostrar-se as condições de vida ou sistemas de atividade espiritual , todas as vias de acesso a este “mundo ” são mediúnicas (acredita-se ou não ), não há apreciação por contato direto , existe, portanto , uma dependência intransponível da imaginação mental , uma elementar observação já demonstra isso , notem.., pelo fato de não se ter o toque , a visão , a palavra viva , o olfato , paladar , ou seja, os sentidos concretos , sobram os sentidos tidos como subjetivos e, nesse ponto justamente , a mente imaginativa opera, ela processa informações amoldando-as e, até mesmo , criando modelos inteligíveis ao nossos sentidos comuns , ora ..! Quando se fala que um "espírito vê ", a imaginação nos proporciona a melhor imagem possível de um "corpo " animado , no qual , através dos olhos , se imagina que ele (o espírito ) vê .
O espírito não tem obrigatoriamente um "corpo " e o que nos é transmitido também é imaginativo e, por comparações, mesmo que afirmativas a respeito de um "molde " (quando se fala de "perispírito[2]"). Portanto , qualquer informação "espiritual " é inegavelmente subjetiva e o que se "imagina" passa a ser tido como verdadeiro , processa-se, neste caso , ocorrência idêntica da criação , há milênios , de um “deus ” à nossa imagem e semelhança , processo conhecido por antropomorfismo, nesse caso , agravado por condicionar a existência da espiritualidade ao nosso modo de vida .
E isso é fartamente verificado na literatura espírita , onde o romantismo dos autores se confunde com as informações espirituais , transmitidas, mais ou menos , através de quadros que se projetam na imaginação e a esta altura já confundindo a propriedade do "quadro ", se é deste ou daquele, ou seja, médium ou espírito , se lê então .., "espíritos que comem macarrão ", que "habitam casas , como nós encarnados ", que "sofrem cirurgias , como se estivessem na matéria ". E muito mais ..! Descrevem situações de anomalias patológicas, revelando uma série de colocações médicas e um número imenso dessas informações são simplesmente desmentidas por comprovações científicas, no entanto , continuam sendo publicadas e muito vendidas e um número ainda maior de crédulos investem contra as demonstrações da ciência em favor da pretensa “verdade mediúnica” impressa .
—... Quem assim escreve, nunca presenciou uma "sessão de materialização”! Já estão gritando os "reveladores de plantão "! Afirmo, para estes , que as formas obtidas por meio da chamada semi matéria ou “ectoplasma ” como é vulgarmente conhecida , são “imaginadas” e aceitam qualquer modelo que a imaginação tanto nossa , quanto a espiritual determinar e a figura humana é facilmente “desenhada” pela mente , portanto , a aparência observada em qualquer sessão especializada nessas aparições não é obrigatoriamente a dos espíritos .
A literatura espírita apenas deu ênfase à ficção romântica, enquanto que , antes , o clímax de uma novela era o casamento com um “príncipe encantado” e o fim culminado com a morte do “algoz ”, hoje se inicia um novo conto através da passagem de uma vida para outra .
E, na verdade , uma obra vende mais se “escrita ” por eles , os “espíritos ”; mesmo que não tenham sido “eles ”, os autores .
Podemos, após estas considerações , voltar ao “Princípio Vital ”.
A questão 60 pode ser respondida que a energia eletromagnética é responsável por qualquer ligação molecular de matéria que existe.
E a “vegetalização” como fica? Não é vida ? Aparentemente a palavra “animalização” tem propósito dúbio , ou foi empregada com sentido de “animação ”, expressão dinâmica de vida , vegetal ou animal .
As questões 63 a 70 referem-se ao “princípio vital ”, energia ou sistema além do alcance do nosso conhecimento , impossível portanto , discuti-lo, contudo , um breve estudo , sem muita profundidade , sobre as funções genéticas deixam claras as evidências de que a organização biológica e as atividades termoquímicas condicionam as probabilidades da vida dinâmica , é até possível se admitir uma provocação inicial na natureza (orientação inteligente ), ainda que de origem completamente desconhecida , é plenamente racional questionar :
Especificamente se projetando sobre os comentários do professor , concernindo a questão 70; pode-se conjeturar algumas idéias , ainda que interrogativamente. Suponhamos uma estrutura de sustentação viável à teoria do fluído vital (entendido por Expressão Inteligente , nunca porém , como agente gerador de vida , pois só temos contato com as conseqüências ), não vamos simplesmente aceitá-la como se fosse um postulado , apenas por ser uma afirmação possivelmente espiritual ; ainda que exista uma evidência inexplicável na manifestação vital , essa está presente mesmo que a Inteligência (Espírito ) não seja, aparentemente , integrante do sistema ; vamos tentar um caminho que pelo menos a justifique. Inicialmente , devemos entender que a organização biológica, seja esta como for, é responsável pelo exercício de vida , é óbvio contudo , que esta organização não implica em vida , esta apenas possibilita a “vida ”, por analogia , é idêntica a um equipamento , está completo , no entanto , só se manifesta quando alimentado por energia , não se deve, porém , pensar em vida como corrente ou "fluido "; vida só pode ser entendida por individualidade , porque sempre , de uma ou de outra forma , primitiva ou evoluída, ela manifesta “Inteligência ”, em determinados casos seria até discutível teorizar em “quantas” de vida , onde prevalece a coletividade primordial , porém , inteligência ou vida em jorros ou torrentes , com sentido absoluto de continuidade, nunca .
Aceitamos uma “Fonte ” como origem , esta manifesta-se inexoravelmente criando e administrando o que cria , evolutivamente , as emanações criadas desenvolvem-se atravessando todo o processo imposto , em determinado ponto evolutivo , inicia-se a expressão dinâmica de vida , isto porque não podemos afirmar que a matéria , como um todo , não é vida , apenas porque não a entendemos como tal . A dinâmica de vida é, em última análise , uma forma comunicativa , sendo até grosseiro .., nós só entendemos a vida , quando esta nos “grita ” “EU VIVO ”, quem duvida que os vegetais nos comunicam vida por meio de expressões manifestas em outra escala de tempo ?
Tecnicamente, o conjunto de emanações em fase de transição embrionária espiritual , ou seja, aquilo que entendemos por matéria /energia , transformando-se em "Inteligência ". Absurdo ? ...Também achávamos absurdo que uma espécie de “ratinho ” (Dryopithecus), com dentes de coelho , que evoluiu provavelmente, de uma ou outra “bactéria ” (teoria heterotrófica), que , por sua vez , veio de um aglomerado de “elementos minerais ” (formação de aminoácidos , princípios protéicos, etc...), pudesse eclodir no “Ser Humano ” que hoje se superestima em “homo-inteléctus” e, no entanto , continua sendo um amontoado de elementos [3], materialmente falando. É verdadeiramente um exagero o exemplo acima , bastaria citar que a partir de um espermatozóide e um óvulo , se tem um processo impressionantemente complicado, que passa por "infinitos " estágios e é praticamente impossível se entender de vida a partir daí, no entanto , aceitamo-la, apenas por ser um procedimento repetitivo da natureza e somente hoje , no final do século vinte, dispusemo-nos a estudar esta sistemática com profundidade e geneticamente, começa-se a descobrir que a vida é infinitamente complexa (projeto Genoma [4]) independente das ligações com a Expressão Inteligente .
A "organização " deve ser entendida como um todo , isto é, ou ela vale para tudo (espírito e matéria ), ou vivemos o caos e isso , sabidamente , é impossível !
É claro que sempre que se propõe uma idéia , automaticamente se adquire o “direito ” de ser criticado, critiquem, por favor , mas ... não pela idéia de “fluido vital ” conotado à teoria da “geração espontânea ”, adota-se tal designação apenas por se encaixar perfeitamente a proposta de vida , ou então pergunta-se:
“Um oceano .., onde todas as coisas do Universo estão imersas e os que são aptos absorvem, o resto flutua e obedece as ‘ondas ’ que leva tudo a um determinado objetivo . Uma peculiaridade particular de determinados seres possibilita que estes a transformem em pensamentos , comunicabilidade, consciência da existência , sendo assim , entendidos como indivíduos ”. Esse conjunto de identidades , é designado pelo "Livro Dos Espíritos ", como sendo “inteligência ”. Por si , uma idéia ilógica , como veremos adiante .
Essa é a mesma visão que , infelizmente , coloca "Deus " numa "caixa ", porque também não entende a inteligência , diferentemente do “Princípio Original ”, ou “Causa Primária ”, ou ainda “Deus ” como é designado, a inteligência oferece superfície de contato para que seja entendida , como já foi citado acima , ela , “apesar de não física , não é abstrata ”, muito pelo contrário é, isto sim ,.. extremamente consistente e nunca deixa dúvidas de sua atuação .
É tão convincente e forte esta mentalidade , que grande parte da humanidade aceita essa tese como definitiva e tira , ou sofre, tudo da vida biológica, como sendo aqui sua única oportunidade de participar do contexto universal .
É muito curta e infeliz essa visão ! A inteligência do ponto de vista materialista, não transcende, é pobre .., não se trata de romantismo , é a verdade mais pura e singular que se possa ver .
Há, sem sombra de dúvidas , um erro sutil de entendimento entre inteligência e mecanismo .
A inteligência pode, sem medo de errar , ser entendida como o “Ser ” e, o complexo biológico, sua “ferramenta ”. Este se manifesta através desta, o sincronismo é extremamente sofisticado mas , ainda assim , é uma ferramenta e não deve ser confundida com o primeiro .
A idéia de inteligência transcendental já era aceita pelos antigos gregos , expressa nas afirmações dos grandes filósofos, Anaxágoras que propunha a separação entre o acúmulo do conhecimento (cultura ) e a inteligência que seria justamente a capacidade de acumulá-los e isto só seria possível em ela sendo “Alguém ”, encontraremos Sócrates falando em moral psicológica , Platão exacerbando o realismo , o existencialismo passa então , a ser visto pelo aspecto psicológico , até que estes sejam estudados na idade média por “Tomas de Aquino” (eleito “Santo ”), dando origem a “Escolástica ”, uma entidade filosófica que classificava a psicologia como sendo o estudo da alma como integrante substancial do corpo e interagia neste por meio de determinada potencialização. Depois , segundo Descartes , a psicologia poderia ser entendida como ciência dedutiva . Entretanto , só no século XX esta foi aceita academicamente, passando a fazer parte integrante dos currículos de graduação científico-profissionais.
A ciência demonstrativista tem, por obrigação , ser fria , definitiva e, se não comprova, apenas especula, então , por conseqüência natural , condiciona os atos reflexos e inteligentes em um único centro de atenções o “ID ” considerando, logicamente, o fim de tudo com a morte biológica.
Veremos esta tendência numa transcrição feita do livro “Psicologia Científica Geral ”- M.C. Maria- 6ª edição : “Inteligência é um dinamismo psíquico ordenado à razão do Ser . O dinamismo intelectual é de natureza psicológica e não fisiológica, é a consciência e não o cérebro quem conhece, embora a consciência use sempre o cérebro como indispensável causa instrumental. A inteligência é, portanto , um dinamismo psíquico , funcionando numa integração somática . A inteligência é cognição e não ação . A inteligência conhece o Ser tal como ele se comporta , o Ser em suas manifestações . Igualmente é capaz de conhecer a essência do Ser , conhecê-lo como essencialmente é. Portanto , a inteligência conhece o Ser concreto e o abstrato , o Ser individual e o universal [7], enfim , o Ser em todas as suas manifestações e modos de existir .”.
Vê-se, claramente , a ligação de inteligência ao “espírito ”, a palavra mencionada foi “essência ” aliás , este parágrafo quase transcreve o “conhece-te a ti mesmo ” e deixa inegável a concepção científica da consciência independente do cérebro (ferramenta ), ora ..! Se a consciência independe do cérebro para existir , a ciência , já implicitamente, aceita-a fora da matéria , ainda que não explique como .
O segundo ponto , também conflitante, citado na obra "Kardequiana", refere-se ao instinto , classificando-o como "inteligência primária ". Conforme a visão Psicanalítica atual , o instinto é uma expressão básica do inconsciente , um impulso primário de vitalidade , seria, em tese , a utilização da estrutura genética de informações garantindo a preservação e a integridade da vida , ao tempo que seja a mola impulsora do desenvolvimento geral , da manutenção e atualização do seu próprio Ser , vem a ser a própria manifestação dinâmica de vida , independentemente de estar consciente ou saber , a dor , a fome , a alegria , o prazer , são sentidos manifestos de vida e é o instinto o maestro de toda esta orquestra , responsável direto pela expressão vital , separado do intelecto-racional.
O instinto , tendências , ou impulsos inconscientes como é hoje conhecido , foi detalhado pela Psicanálise em três níveis de dois estágios cada , sendo esta classificação descrita conforme segue: Nível Psicobiológico, bipartido em (autopreservação e sexual ). Nível Psicossocial , bipartido em (sociabilidade e auto-afirmação ). Nível psicoespiritual, bipartido em (cogitação existencial e auto-transcendência) e pela designação adotada, cada nível se auto identifica e explica.
Teríamos obras para cobrir o território de um pequeno país , todas, sem exceção , demonstrando que a inteligência tem como parte de si o instinto e que esta, independe por existência , mas não por manifestação do Ser biológico.
O instinto , por sua vez , é plenamente compatível ao conhecimento , não sendo nem primitivo , nem básico e a melhor forma de sentir esta proposta está num exemplo novamente imaginativo , vejamos, do menor ponto que se entende vida ao nosso modo de ver :
Imaginemos um físico , habituado aos cálculos mais intrincados possíveis , aqueles do tipo que exigem dias e mesmo semanas de esforço mental contínuo , qualquer pessoa que questionar algo que seja necessário um cálculo de menor complexidade a este homem , notará que a resposta é verdadeiramente “instintiva ”.
O raciocínio , aparentemente complexo , não é senão a falta de hábito no uso de entidades mentais recentes em nosso conhecimento .
As ações repetitivas, tanto intelectivas quanto motoras, tornam-se mecânicas e, portanto , assumem posição onde age o instinto .
Analogamente a um mecanismo , o instinto seria uma espécie de braço , apto a lançar imediatamente qualquer estrutura mental pré-formada, apenas identificando a necessidade premente , enquanto que a razão agiria em um sistema complexo , processando novas arquiteturas e se adaptando a outras, ainda em fase de ambientação, até torna-las práticas o suficiente para enviá-las ao setor instintivo .
Veja como é fácil de observar : uma criança de nível educacional primário normal se esforça para somar dois mais dois , um adulto , com um nível cultural já acentuado, diz que é quatro e, muitas das vezes , sequer entendeu porque respondeu, achando mesmo ridícula a pergunta , dependendo da procedência ; isso é instintivo , tanto a resposta quanto a indignação .
A verdadeira arquitetura mental não está propriamente na capacidade de realizar cálculos ou memorizar uma infinidade de dados , um computador faz isso e é considerado “burro ”, essa é simplesmente uma atribuição do intelecto , suas dimensões intelectuais serão consideradas consoante suas prerrogativas gerais ; lógica , discernimento , ponderação , compreensão , imaginação , criação , realização , intuição , coerência , resignação, amor , piedade , humildade , reconhecimento , consciência , senso de justiça , etc.., a este conjunto de identidades definidas e outras a definir dá-se o nome de “SABEDORIA ” e esta é propriedade exclusiva das grandes e verdadeiras Inteligências .
A inteligência , se entendida desde a formação que antecede o embrião espiritual , será vista , também , aprendendo a multiplicar-se celularmente (mitose), ou seja, aritmeticamente, sim ..! Ela aprende a desdobrar-se e, com isso , conviverá eternamente , o resultado se nota , inclusive coletivamente , veja; observa-se o desenvolvimento humano em redor de cinco milhões de anos (idéia extrapolada por margem de aproximação ), em aproximadamente cem mil anos , o homem mal conheceu o fogo , em cinco ou talvez , dez mil anos , aprendeu a caçar com armas manufaturadas, criou vestimentas , construiu casas , organizou-se socialmente , inventou alguns instrumentos complexos , trabalhou metais e outros ; nos últimos cem anos , dominou grande parte das ciências e é dono de uma tecnologia assustadora e, hoje , contabilizando os últimos trinta anos , conquistou o espaço e, seguramente , viajará pelo Universo e dominará a energia em todos os aspectos . A progressão é geométrica , a ponto de hoje , se contabilizar um dia por cem ou mais anos das civilizações antecedentes à nossa .
A ação intelectual , identicamente às células , multiplica-se, abrangendo um contingente cada vez maior de identidades , fazendo-me entender melhor , isto significa que um mais um são apenas dois , porém , depois de um tempo relativamente curto , teremos que dez milhões mais dez milhões serão vinte milhões e isso ocorre de um único salto na somatória e não há meios de parar essa evolução .
O conhecimento é a conquista experimental das nossas múltiplas vidas , nos vários planos existenciais, intelecto-espiritual e biológico-material é, entretanto , fonte inesgotável , maior que a nossa sede possa sorver , é instrumento de evolução e pode ser comparado a uma corrente de águas cristalinas onde .., quantos mais desta beberem, tanto mais a fonte jorrará.
As grandes teorias , via de regra , fundamentam-se na intuição , pesquisa e razão , a tese acima exposta tem noventa por cento da primeira , nove por cento da segunda e, talvez , um por cento da terceira , contudo , é-me impossível ver de outro modo , a Inteligência , ou a eu mesmo !
“A dor é o caminho do conhecimento , a primeira coisa que aprendemos é.., gritar !”
CAPÍTULO 9
Adentra-se, a partir deste momento , no "Livro Segundo " e este intitula-se "Mundo espírita ou dos Espíritos ", logo , se não se pretende escrever sobre “ficção ”, praticamente, nada sobra para discussão literária e isso é óbvio ao entendimento , ou se aceita como válidas as informações recebidas dos “espíritos ”, ou se teria que discuti-las.
Aceitá-las não se pode, nem se deve, pois a quase totalidade delas são impossíveis de comprovação , discuti-las, então , quiçá , onde encontrar-se-iam subsídios que amparassem uma provocação ou uma réplica questionáveis ? como tomar-se-ia conhecimento das descrições ou relatos, de algo impossível de se ter qualquer espécie de contato ? Afora o subjetivismo mental , com cem por cento de possibilidades imaginativas, pois , como já foi descrito, é esse o único curso de acesso comunicativo entre os dois “mundos ”, considerando a remota probabilidade da via da memória , esta foi, simplesmente , obliterada por processos provavelmente traumáticos, relativos à reencarnação, ou .., pelas atribulações cotidianas da matéria (corpo ), esta deixa de ser tão importante , do ponto de vista imediatista e, portanto , persiste o bloqueio. Há, ainda , questionamentos paralelos que pouco vêm ao caso (aspectos mediúnicos, interferência de terceiros e outros ), pois estes não alteram, nem para melhor , nem para pior , a situação em voga .
Existem, entretanto , algumas questões que envolvem apenas bom senso e aspectos lógicos , até mesmo para nós , "encarnados "; estas serão comentadas, como o foram as anteriores a esta fase da escrita .
O "Livro Segundo " adentra ao assunto pautado através de um diálogo sobre a origem e a natureza dos espíritos , pede a definição destes e obtém como resposta a repetição de afirmação anterior , “... os Espíritos são os seres inteligentes da criação ...”, o desenrolar do questionário é apenas repetitivo até a questão 83, o parecer proposto até o ponto referido é “deles” e o modo de ver de quem vos escreve inicia esta obra (cap.1) e os dois são apenas pareceres , cada qual seguindo sua linha de entendimento , mas nunca , que um ou outro tenha “visto ” a verdade , somente a lógica e o decorrer do conhecimento humano no tempo comprovarão a proximidade da realidade de um deles.
A seqüência nos conduz até a questão 89 e, por uma particularidade de observação , segundo as informações fornecidas pela resposta , tem-se um ponto de vista de quem observa uma ocorrência e diz o que vê ou entende que vê :
“...Sim , porém , rápido como o pensamento ...”.
Respondendo sobre o tempo de percurso de uma inteligência ou espírito , completa a informação , dizendo que o pensamento e a alma estão sempre juntos , por ser , o primeiro , atributo da segunda .
Uma vez que se dispõe discutir em terreno abstrato , as conjecturas propostas podem ser colocadas à “mesa ”, haverá de prevalecer aquela que estiver a “bordo ” da realidade , quando esta vier à “tona ”.
“...Concluindo..: ou vivenciamos dois Universos , ou a manifestação de duas interfaces se integram num único e absoluto Universo , completando-se mutuamente, ou seja, o Universo espaço-temporal energético-material manifesta a vontade do Universo inteligente-espiritual, sendo, o primeiro , subjetivo ao segundo , isto é, a inteligência espiritual não tem origem no Universo material , porém é processada neste até criar condições de gerenciá-lo, em favor das novas individualidades inteligentes geradas no Universo inteligente-espiritual a partir da Fonte , ou , como a conhecemos; ‘Deus ’...”
A continuação descritiva na obra do professor nos leva , ainda , até a questão 113, relacionando uma hierarquia espiritual equivalente a qualquer empreendimento empresarial ou organizacional humano , chegando até ao diretor presidente de qualquer entidade destas.
É óbvio que existem classes evolutivas, mas ... basta que se entenda genericamente tais classificações (como foi hipoteticamente sugerida, uma possível escala evolutiva no capítulo II deste trabalho ), caso contrário poderíamos, também , separar todos que gostam de “azul ”.
Ao deparar-se com a questão 118, chama a atenção tal pergunta : “Podem os espíritos degenerar ?”, a resposta é negativa , “Não ,..”, o resto é “enfeite literário ”, de fato , quando se pára e pensa , vê-se claramente que , se evolução degenerasse, a sua designação seria “involução ” e isso , é inadmissível , logicamente!
A razão não haverá de concordar tão facilmente com esta opinião :
Analisemos o fato : primeiramente , se todas as inteligências são criadas igualmente e partem de um princípio idêntico , não é possível entender-se diferenças significativas entre elas , mesmo porque isto seria até injusto , o que não se admite, por outro lado , qualquer pessoa deveria, por uma questão lógica , confiar muito mais nos espíritos que foram maus e muito sofreram, pois é óbvio que estes teriam bem mais experiência e sabedoria , por vivência em mais campos do conhecimento e contato , assim .., finalizando o raciocínio , devemos entender que a espiritualidade não é, e nem poderia ser , uma “corrida ”, mas , verdadeiramente, é a “existência ” natural e esta tem tempo certo para tudo e aprender exige cada passo do aprendiz . Quem sabe andar .., já caiu muitas vezes !
Indo adiante no questionário , vamos nos deparar com as questões de 128 a 131, teremos, então , uma conotação fortíssima, novamente com a bíblia e, por mais que pareça uma explicação , não passa de uma adaptação em colocar nos espíritos evoluídos a condição angelical é, sem receio de enganos , um tipo de devoção religiosa de fundo místico ou contemplativo, definitivamente desnecessária.
Nota-se ainda , claramente , uma confrontação entre duas supostas “potências ”, no sentido de entidades [8] definidas ou circunscritas, o “bem e o mal ”, portanto .., lá vamos nós outra vez ..!
Subjetivismo apenas .., bem ou mal , tanto quanto involução , são palavras de uso exclusivamente funcional ou prático , nós é que as apropriamos deficientemente , vejamos, a palavra “mal ” é morfologicamente antônimo de “bem ”, foi criada para isso . E “bem ” é formada para exprimir o que agrada aos nossos sentidos , esta, pelo uso , extrapolou sua função e passou a tomar sentido genérico .
Conceitualmente, a razão as entende apenas funcionalmente e é fácil de se observar isto e, já que estamos tecendo notas a um trecho dedicado a “demônios e anjos ”; fazer uma “bondade ” para um “capetinha” qualquer , seria “torcer o pescoço ” de alguém , por exemplo , o que seria uma “maldade ” terrível , para os “anjinhos” o que , em verdade , não passa de uma questão de enfoque .
Há uma expressão de cunho adjetivo , qualificando o mal aumentativamente ou superlativando este , de forma a provocar o impacto psicológico , mais negativo que seja possível , e é tão irônico saber , mas nunca questionar , que o absoluto e o relativo se confundem no abstrato ; usa-se afirmar que o mal é fruto das “trevas ” ou “escuridão ”, “situação negra ”, infeliz dedução ..! O fato , sem dúvidas , é que se está diante de um resquício do racismo .
O Universo é na sua quase totalidade escuro .
As “trevas ” não são um mal e sim , um local ! A nossa mente , ao que parece, é quem não tem “clareza ” suficiente para entender isto ! Ademais , negro ou escuro aponta para um limite da nossa visão , nós não temos alcance visual das ultra ou infra ondas e o Universo é praticamente resultado delas.
Estudando as indagações até a de número 199 da obra em evidência , deve-se reafirmar em , simplesmente , aceitá-las como narrativa de uma ficção visionária ou utópica, uma vez que , para compreende-las, devemos recebê-las decodificadas para o nosso padrão de discernimento , com todas as circunstâncias já descritas.
Há, no entanto , um comentário abaixo da questão 188, que devemos entendê-lo como tendo sido, o Professor Rivail, vítima de uma atroz brincadeira de péssimo gosto . Pois lê-se, claramente , que este fala com espíritos que “habitaram corpos ” em , vejam bem ; “Marte , Júpiter , Saturno , etc..”, afirma ainda que os habitantes de Vênus são mais adiantados do que nós na terra e, os de Júpiter , mais que os de Saturno , alguns se declararam surpresos de que os habitantes da Terra não fossem tão adiantados quanto eles .
E, se pensarmos em espíritos , tanto faz o seu lugar de atuação , uma vez que se já os tenha como existentes e separados do nosso Universo .
–Sim ..! Mas , naquele tempo , não se sabia disto. E daí..? Novamente afirmamos, os informantes eram tidos como superiores , mas já não existiam, em Júpiter ou Saturno , contudo , todos mentiram, inegavelmente, os espíritos , os médiuns [9].., “deslavadamente ”, informando serem provenientes de “corpos ” que viveram lá e, “lá ” não “dá”..! Não se pode, literalmente “engolir ”, quimeras deste teor , nem com “mel ”. O professor , entretanto , acreditou, mas não deveria, jamais ..! Pois ele próprio nos alerta contra isso !
Encontramos pessoas altamente qualificadas culturalmente, aceitando dogmas , rituais , cultos , estatuetas , talismãs , pedras e, também , infelizmente , informações enganosas, plenamente conscientes e passíveis ao engodo , no entanto , exercem seus conhecimentos com total convicção intelectual , em relação às suas áreas de atuação e, normalmente , estas são conflitantes com as afirmações religiosas.
É realmente muito difícil separar o “adulto ” da “criança ” que existe em cada um de nós .
Ao ler a pergunta 240, obtém-se uma resposta que vai de encontro ao pensamento do paralelismo ou interface universal , também se nota , nitidamente, a linguagem de dois mundos que são verdadeiramente diferentes , pois a noção de tempo só se explica no nosso Universo ou mundo , porém , quando se fala de um suposto local imaterial , passam a prevalecer , segundo o que se constata da leitura , outras dimensões de medidas e o fator tempo é uma das que lá não parece ter parâmetros , porém , não podemos aceitar , de pronto , uma informação que denota quase desconhecimento deste, quando também , temos a informação de que , quem nos dirige a palavra , procedeu daqui e alega que lá tem melhor sentido da nossa vida que nós próprios , portanto , não poderia ter esquecido o tempo como fator relativístico.
E é possível , com isso , que os dois “mundos ” ganhem, é fácil dizer que nós dificultamos as coisas , nos também culpamos o próximo pelos nossos fracassos , isso é uma regra de sobrevivência , não muito ética , mas altamente eficiente , quase sempre tem um menos avisado que acredita.
Devemos entender que , “espíritos ” ou não , estamos lidando com inteligências humanas (ainda que supostamente ), logo , não podemos deixar de ser muito perspicazes em saber e conhecer da psique de quem nos “fala ” e, muito pior .., separar a mentalidade e a maneira de ser do interlocutor (médium ) e mais , o grau de conhecimento de ambos deve ser próximo ou quase nada será possível interpretar pelos motivos acima expostos (o médium repassa informações personificando quadros mentais que , eventualmente , podem ser seus ), se considerarmos friamente , este enfoque do “problema ” haveremos de esbarrar no ceticismo .
As dificuldades são imensas, não bastassem as dúvidas de quem “fala ” (médium ou “espírito ”), na realidade , encontramos um número significativamente alto de pessoas suscetíveis aos conhecidos “transes auto-hipnóticos”, conseguem isto simplesmente super oxigenando o cérebro ou , até mesmo , com um singular suspiro ou calafrio , e assim , reagem inconscientemente , sem intuito necessariamente, nesta condição , sofrem excitação superlativa de todos os sentidos físicos , podendo, assim , estimular seus próprios conhecimentos ou imaginação , produzindo efeitos aparentemente “extraordinários ”, porém , bastante conhecidos pelos profissionais do ramo (psicólogos , psiquiatras , etc...).
O sentido humanitário do Emérito Professor nesta obra é sobejamente elevado , como pouquíssimos se conhecem da história , além do que , inegavelmente se nota em todas as obras , a mais pura intenção de acrescentar conhecimento à humanidade .
“O maior esforço em demonstrar a transcendência do espírito , está justamente em desmontar os trôpegos argumentos utilizados para ocultá-la.”
Verdadeiramente, não é necessário pensar para “ser ”, como poderíamos afirmar que uma planta ou um objeto pensa ..? “Do nosso ponto de vista ”, mas , com certeza , sente e reage, existe lei física que garante isso (ação e reação ), um choque , uma onda , uma vibração faz, com toda segurança , uma alteração do estado de coisas , micro ou macro , mas altera.
Logicamente, a nós vem ao caso o “sentir ”, partindo de uma “inteligência ”. Até a formação embrionária do indivíduo , sentir significa interação (reação mútua ).
O Ser certamente reage ao sentir , mas com direção apropriada e, (pedindo desculpas pelo jogo de palavras ) sentir à uma inteligência tem outro sentido esta, para reagir à matéria , usa suas ligações nesta, ou seja, a audição , a visão , o tato , enfim ..! seus meios sensoriais , no entanto , “sentir ” no Universo material é pouco mais do que simplesmente interagir , o corpo biológico tem a característica de “traduzir ” do “prazer até a dor ” estes sentidos ao Ser e, aí ..! Somente aí , mencionamos o “sentir ” que se pretende.
O “sentir ” do outro Universo ou do outro plano deste. Prazer , dor , ódio , amor , cobiça , inveja , alegria , tristeza , medo , esperança , vontade , fraqueza , força , etc. são formas de sentir do intelecto , o Ser manifesta este dinamismo (mecanismo ) e evolui por meio dele, se nos aprofundarmos apenas um pouco , veremos que somos a somatória destes sentidos , somos entendidos e identificados por estes , sem eles , “bons ” ou “maus ”.., não nos manifestamos; um ato inteligente , seja qual for, representa o “sentimento ” que “carregamos”, o Ser evolui diretamente por meio deles, da origem à eternidade .
A evolução é impositiva, empurra, atropela mesmo , transforma constantemente o primitivo no atual , passo a passo , inexoravelmente, faz da dor o embrião do prazer , da cobiça ou inveja , as larvas da conquista ; da tristeza , o degrau para a felicidade ; do medo , a alavanca para o conhecimento ; do ódio , a chave para o amor . São essas transformações que amoldam o nosso Ser , dão forma mesmo .
Facílimo é demonstrar que sentimento é “forma ” espiritual , inicialmente esqueçamos os “olhos ” da matéria e “vejamos”, intelectualmente , os personagens citados abaixo a título de exemplificação:
Jesus é amor , um e outro são o mesmo aos “olhos ” de quem vê .
Albert Einstein é genialidade , se “sente” isso .
Socrates é sabedoria , são , definitivamente , “um ” só .
Adolf Hitler é ódio , onde está um , se encontra o outro .
Mozart é Harmonia ele literalmente , encarnou-a.
O Espírito é, exatamente , a expressão do que manifesta , é esse o motivo de estar nesta obra identificado por “Expressão Inteligente ”, é esta a sua forma e não outra , é plenamente permitido compará-lo ao camaleão , do ponto de vista intelectivo (mental ). Ele é o momento , é o que mostra , é o que é capaz e faz. Devemos nos “livrar ” dos olhos para “vê-lo”. Considerando que somos capazes de visualizar pedaços enormes do Universo quando o mentalizamos, está claro que podemos “abraçá-lo” de fora , portanto , “forma ”, do nosso ponto de vista (física , possível de desenhar ), pertence exclusivamente ao nosso Universo ou plano (material ).
Deste modo , passa a ser possível admitir que sofro na “carne ” o que pensei ou ainda penso , sou (penso ) deformado..! Retrato-me materialmente deformado, “o ódio me corrói...”! Muito provavelmente este “câncer ” me “corrói”; sou livre para me amoldar , “bem ” ou “mal ”, pago o preço ou colho os louros e assim , sou verdadeiramente a expressão do que manifesto , ainda que pouco entendamos isso . O corpo é, por isso , a ferramenta fundamental para manifestar o “Eu ”.
Somos bastante “flexíveis ”, levando em conta a idade (do espírito ) logo , conseguimos muitas vezes mudar rapidamente de atitude e acarretamos com isso alterações destas “formas ” praticando compensações “contábeis” que consertam o que “quebramos” e, com estas práticas , conseguimos nos manter estáveis estruturalmente, trocando probabilidades do tipo “agudas”, por situações crônicas de menor monta , costuma-se dizer : “- Vai se levando” e isto é, com certeza , existir .
As imagens que mentalizamos são do tipo “sólidas” e por lembrança , ou seja, ao imaginarmos uma situação ou objeto , automaticamente o traduzimos para uma arquitetura material (figuras , quadros ) nós só as reconhecemos assim , porém , nota-se um flagrante contraste ao interrogarmos um deficiente visual , este traduz as imagens baseado em informações quase sempre auditivas ou através do tato sua mente então , não registra imagens e sim uma espécie de código que lhe permita comunicar-se com quem vê . Ele ,porém , vê com as mãos e o seu quadro mental é outro que não o de quem enxerga.
A mente independe de “formas ” para manifestar-se, apenas as usa por praticidade momentânea e isso provoca acomodação e logo se imagina que sem uma estrutura física dimensional , não há existência , o tempo escoa e nós não o vemos ou tocamos! Quem pode definir “espaço ”? Ainda assim , nós o ocupamos materialmente , isso é tão verdadeiro que os dois são “arquétipos ” intrínsecos ao Universo , sem eles , este simplesmente não existe, a lei da relatividade garante isto , calculam-se curvas matemáticas que demonstram um verdadeiro “rasgo” provocado pelo “nosso ” Universo , sim .., nosso , há matematicamente a probabilidade de infinitos universos (pois , o que foi rasgado? Senão outro universo ), nós podemos, indubitavelmente, sermos frutos oriundos de um Universo inteligente e imaterial , por que não ..? Assim , “forma ”, deixa de ter definição dimensional !
Os argumentos acima servem para destacar a mente do corpo e, com isso , reforçarmos a proposta da espiritualidade , ou seja, se a inteligência independe do corpo para existir (depende, no entanto , para evoluir ), esta poderia , em “tese ”, transcendê-lo, antes e depois isso é lógico e plenamente racional .
“O corpo físico veste uma vontade ! Vontade de existir !”
[2] - Designação de um corpo “semi material ”, que se adota no “Espiritismo ”, não se nega essa existência “corpórea” espiritual
[9] — Aos médiuns devemos conceder o benefício da dúvida , pois encarnados naquele período desconheciam as informações que dispomos hoje e poderiam aceitar como verdadeiras as “revelações ” que transmitiam ou imaginavam transmitir .
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